Nossa experiência com o DAS em Orlando
Para quem não conhece a sigla, DAS é Disability Acess Service, um passe concedido nos parques de Orlando, não somente na Disney como muitos pensam, para pessoas que tenham necessidades especiais que não permitam ficar horas de espera numa fila para alguma atração. No Grupo Abril/22 tivemos duas pessoas elegíveis para o serviço e vamos fazer um breve resumo sobre a nossa experiência.
Walt Disney World - O DAS é feito no primeiro dia do parque, no Guest Relations, com exames e laudos que comprovem o tipo de doença, de preferência em Inglês e que atestem a impossibilidade de ficar em filas. Atualmente o DAS é liberado diretamente no My Disney Experience para um grupo de no máximo 6 pessoas (o beneficiado e 5 acompanhantes) e fica disponível por um período de 45 dias sendo acionado automaticamente após a entrada no parque. Caso você não consiga fazer o agendamento das atrações via aplicativo, basta ir na atração e fazer diretamente com um dos cast members que agendará o horário da volta, geralmente em torno de 40 minutos. Não existe uma janela para a entrada na atração, mas você pode acessar a qualquer momento a partir do horário estabelecido; o acesso é feito pela fila da Lightning Lane.
Além deste benefício, você também tem acesso a um estacionamento bem perto da entrada do parque assim como: permissão de cães guias, equipamentos de narração para shows e atrações, intérpretes de libras, aluguel de cadeiras de rodas e scooters e aparelhos para legendas e shows e atrações.
Funcionou super bem em todos os parques, o único problema que tivemos foi quanto ao aplicativo que estava bem confuso, o que fazia com que agendássemos sempre na entrada da atração com os cast members.
Universal Orlando Resorts - Assim como nos parques da Disney, o benefício que na Universal se chama Attraction Assistance Pass, também deve ser feito no primeiro dia de parque e no Guest Relations. Não é necessário nenhum laudo ou exame para que o benefício seja disponibilizado. A pessoa com a necessidade especial receberá um formulário para ser entregue na entrada de cada atração para o agendamento de retorno para a mesma. Em caso de grupos, é necessário que todos os membros do grupo estejam presentes na hora da disponibilização do benefício.
Como estivemos numa época super tranquila, apesar de cadastrarmos o benefício, não utilizamos o serviço.
SeaWorld Parks - Funciona exatamente da mesma maneira dos parques da Universal, mas também não foi utilizado pelo nosso grupo.