Bagagem de Mão... como evitar problemas!!!!!!

Publicado em 26/02/2014 às 16h47

 

 

Bem amigos, como eu tinha dito, eu não faria relatos, mas sim colocaria dicas de coisas interessantes que pude observar na viagem, então resolvi escrever um post sobre as bagagens de mão, que nos últimos tempos tem sido motivo de muita dor de cabeça nas viagens de volta para o Brasil!!!

Sei que este é assunto extremamente delicado, mas desde 2012 tenho reparado vários problemas com passageiros brasileiros e as companhias estrangeiras (não posso falar sobre as brasileiras, pois ainda não viajei por nenhuma delas), culminando este ano com uma discussão entre uma jovem brasileira e atendente da American Airlines na hora entrada do embarque no Aeroporto de Miami!!! Exitem regras da ANAC e também regras das próprias companhias, mas nesta hora deve haver acima de tudo bom senso!!!!

O maior problema que tenho observado é que as pessoas não respeitam não somente  o limite da Anac ou da companhia aérea, elas  não respeitam o limite do outro passageiro, que tem direito a uma bagagem de mão tanto quanto você!!! É complicado você chegar na sua poltrona e o compartimento já está lotado e você então é obrigado a ficar andando com a sua mala de mão ou mochila para achar um lugarzinho longe de onde você está sentada... no caso de mães com crianças isto se torna mais complicado, pois na bagagem de mão estão muitos item que as mães precisam para os pequenos durante a viagem, como remédios de ouvido, ou outro medicamento, uma meia para esquentar os pés e até mesmo calcinha e cuecas para serem trocados nos pequenos durante a viagem!!!!

Temos o direito de levar uma mala de mão (com as dimensões e pesos estabelecidos) ou uma mochila ou ainda uma bolsa de viagem... mas o que vemos é justamente as pessoas levando uma mala de mão, uma mochila, uma bolsa de viagem, um monte de pelúcias que não querem colocar na mala (não querem ou não conseguem), etc... etc..  Este foi o motivo da discussão deste ano, a moça estava com uma mochila, uma mala de mão, mais uma bolsa enorme e duas pelúcias..... Não dá né.... O agravante nisto tudo é  que estes problemas estão ocorrendo com muita frequência e as companhias americanas e os próprios americanos não estão acostumados com esta postura, por conta disto estamos, nós brasileiros, ficando com fama de pessoas sem o mínimo de educação e de não respeitarmos as normas.... O que mais entristece nesta hora é vermos que algumas pessoas além de não obedecerem ainda ficam rindo e debochando do funcionário que está ali somente cumprindo o seu dever.

O que acontece numa situação desta é que somos obrigados a ficar com a bolsa embaixo da poltrona e com isto reduzindo ainda mais o espaço para colocarmos as nossas pernas, e ainda causando um grande transtorno quando precisamos levantar.

 

 

Presenciei dois casos que me ajudaram a escrever este post...

 - Em 2012 quando voltávamos de Orlando para Miami, vejam bem num vôo interno da AA, quando chegamos com a mala para colocarmos no compartimento, ele já estava super lotado (e aqui vai um pequeno detalhe.. como sempre viajamos os quatro juntos,teoricamente aquele compartimento acima de nossas poltronas deveriam estar vazios, pois ficamos sempre juntos) cheio de pelúcias, malas, mochilas bolsas e etc,,, e quando perguntei de quem eram, o senhor me respondeu assim.... Nem adianta reclamar é tudo meu e da minha família.... brasileiro é assim mesmo... e todos começaram a rir.  Para não termos mais problemas a aeromoça arranjou um lugar bem a frente para que o meu marido colocasse a bagagem de mão.... e mais outro pequeno detalhe.... eramos 4 e só colocaríamos 1 mala de mão.. pois a minha bolsa e a mochila do meu filho mais velho iriam no no nosso colo.

- Ano passado no voo da Copa de Orlando para o Rio, vimos o mesmo problema, uma família também de 4 pessoas chegou para colocar as bagagens de mão e o compartimento estava entupido de coisas, a senhora ficou tão irritada que disse para o filho que jogasse tudo no chão, e então criou-se um clima super chato, pois quem tinha colocado uma parte da bagagem  era um senhor que estava com a esposa e duas filhas e tinha colocado as bagagens lá pois o seu compartimento também já estava lotado... e aqui mais um detalhe eles estavam sentados nas duas últimas filas!!!! Mas no final o bom senso prevaleceu e todos conseguiram acomodar suas bagagens!!!

Então amigos , mais do que observar as regras quando o que se pode levar ou não na bagagem de mão, tipo tesouras, objetos cortantes, líquidos e etc.. devemos respeitar as normas da ANAC e das companhias, e acima de tudo usarmos de bom senso!!!

Regras sobre bagagem de mão:

http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_panfleto_bagagem.pdf

Comentários

claudia martins em 13/12/2014 09:02:13
Algumas regras mudaram agora temos que viajar com a bateria do celular cheia. Minha dúvida é qto ao carregador posso levar comigo na bagagem de mão? ?? Me disseram q não por causa do fio do carregador isso é vdd? ! Irei viajar agora dia 23 / 12 e estou na dúvida me ajudem por favor.
Marcelle de Souza em 12/12/2014 17:36:39
Boa Tarde!
Acabei de voltar de Orlando voando Copa com conexão no Panamá (excelente por sinal). Eu e o meu filho de 8 anos tivemos direito a 4 malas de até 32kg e mais duas malas pequenas (as próprias para embarcar) e mais a minha bolsa normal. Pensei em levar a mochila do meu filho para o próprio carregar.. mas para evitar excesso de volumes, pois como ele eh pequeno não poderia me ajudar na hora de carregar tudo, então preferi guardar na mala antes de despacha-las. Na verdade "empacotei" todas as malas que seriam despachadas num lugar que fica localizado em frente ao Camilas (restaurante brasileiro) que fica na Int. Drive. Super indico esse serviço, pois eles cobram barato (15$) por mala e ainda vão ao seu hotel e pesam as bagagens. E o principal eh a segurança que sentimos, já que existem muitos casos de roubos as malas principalmente qdo chegam aqui no Brasil. Só abriram uma mala minha, pois devem ter suspeitado de algo, mas foi a polícia americana e eles colocam um aviso de que a sua bagagem foi inspecionada e tal.. e graças a Deus deixaram tudo exatamente do jeito que eu havia arrumado. Qto as bagagens de mão eu não tive o menor problema pois até estavam meio vazias.. só com vídeo game cada uma.. e o valor total não ultrapassava nenhuma cota. Acredito eu que a melhor opção seja evitar trazer coisas suspeitas, empacotar todas as malas e embarcar com menos bagagens para evitar qualquer transtorno. Pela Copa o limite são de 2 bagagens por pessoa até 32kg e 1 bagagem de mão de até 10kg mais a sua bolsa normal. O meu filho de 8 anos teve todos os direitos que um adulto. Evitem exceder o peso, pois a taxa eh altíssima.. são $250,00.. caso tenha muita coisa para trazer opte pela mala extra, que são $175 a mais até 32kg tb. Pesem antes de irem para o aeroporto.. pois eh muito bom ter tempo livre e ainda fazer mais umas comprinhas por lá.. principalmente no Panamá aonde não tem taxas nas lojas. Fica a dica e a minha experiência. PS: cadeado tem q ser o TSA, pois com esse a polícia consegue abrir, caso contrário eles arrombam a mala.
patricia em 01/11/2014 16:17:24
Adoro o site. Vou viajar eu e eu filho com 11 anos. 2 malas 32 kilos e para adulto. E para criança como funciona? Obrigada
Caroline em 01/11/2014 12:40:45
Vc sabe como funciona para levar remedio q deve ficar na geladeira?
Nely Rodrigues Pargas Rezende em 25/09/2014 18:38:02
Olá Erica,

Compre uma balança no mercado e pese no quarto. Compre aquelas que você pendura no cabide... pois fica mais fácil de pesar!!
Erica em 18/09/2014 18:54:25
Alguma dica pra pesar a mala antes de embarcar?
Leninha em 06/08/2014 11:00:53
Concordo com vc - as pessoas realmente abusam. Em julho, voltando de Orlando, tive que colocar a bagagem de mão da minha família toda separada, pois no compartimento que seria acima das nossas poltronas já estavam ocupadas. O pior aconteceu depois: de madrugada, tiveram que pegar algo em uma das mochilas, fizeram muito barulho remexendo em sacolas nos acordando. Quando reclamei, não gostaram.
Senti também que falta fiscalização da Cia Aérea - na facilidade de fazermos nosso próprio check-in, nossas bagagens de mão não foram pesadas nem verificadas se estavam de acordo com as dimensões estabelecidas. Isto acaba acarretando abusos por parte dos passageiros
Nely Rezende em 28/06/2014 18:04:02
Resposta para Jaqueline Machareth

Jaqueline, realmente o ideal é você levar a mala pequena dentro das dimensões e uma bolsa feminina, pois se levar mais uma mochila é considerada mais uma bagagem de mão!!!! Até por conta do espaço em cima do seu assento!!!! As companhias americanas estão ficando muito rigorosas devido ao abuso dos brasileiros!!!!

Jaqueline Marins Machareth em 19/06/2014 17:01:15
Tenho uma dúvida sobre a bagagem de mão, posso levar uma mala pequena dentro das dimensões ou uma bolsa de viagem e junto uma bolsa feminina, ou uma mala pq e uma mochila? Ou realmente só posso levar uma peça? Obrigada.
Jaqueline
Resposta para Francisco Sales em 14/06/2014 11:46:44
Olá Francisco, temos um grupo grande saindo em Janeiro de 2015, entre na parte de serviços e clique em pacote e deixe sua mensagem que te encaminho um orçamento.
Fernanda
Resposta para Leliane em 14/06/2014 11:45:12
Leliane, a franquia de bagagem é de 32kg, cada pessoa pode trazer 2 malas de 32kg e 1 bagagem de mão. Se você desembarcar em outra cidade que não seja a sua, você precisa pedir ao seu agente de viagem uma venda casada de passagens, desta forma, você consegue embarcar sem problemas em um voo doméstico!
Leiliane em 11/06/2014 15:47:54
Quantos quilos posso trazer de Miami para o Brazil? E depois como faço para trazer para minha cidade, se o peso diminui?
Ana Paula em 21/04/2014 16:03:55
Estou cansada de ver no aeroporto passageiros desatentos, ano passado já havia passado ali na inspeção, enquanto aguardava minha amiga voltar para despachar a necessaire (ela era uma desatenta, achava q o shampoo não tinha problema rsrs) observei vários chiliques, e muitos cremes indo para o saco preto, morri de rir, mas as pessoas perdem a noção quando viajam, uma vez voltado de Orlando, perdi o voo para Miami pela demora no check-in, uma das causas foi na hora de pesar a mala, da excesso de bagagem e o passageiro começa a desmontar td, passar para outra, é um absurdo sair do hotel sem saber o quanto a mala pesa, então que se prepare para pagar o excedente.
Herieta Mendes em 21/04/2014 13:58:31
Tudo verdade, fui comissária de bordo e jurei q jamais em tempo algum, levaria bagagem à bordo, viajei ano passado com meus dois filhos adultos, nós três e nossas 3 mochilas. Dentro da cabibe, o menos vale mais.....
francisco sales cavalcante jr em 08/03/2014 18:50:22
GOSTARIA DE PODER IR PARA ORLANDO CURTIR OS PARQUE EU MINHA ESPOSA E UMA SOBRINHA COMO FAÇO PARA IR COM VCS
Ana em 08/03/2014 12:24:43
Excelente!!! Muito esclarecedor!!!
Rafael em 27/02/2014 09:49:18
Infelizmente a maior parte dos brasileiros realmente não tem educação e, a única forma de doutrina-los é através da dor. É fácil, bloqueia a entrada dessas "malas" extras no avião. Ele que se vire para despachá-las de outra forma... se perder o voo o problema é dele que não observou o regulamento. Para tudo na vida há regras e as seguindo ninguém terá dor de cabeça... é por isso que no Brasil é a baderna que é..ninguém respeita as regras e também não é punido!!!

Enviar comentário

voltar para Blog da Nely

left show tsN fwB|left tsN fwR fsN|left show fwR|b01 bsd c10|||news login fwB tsN fwR tsY b01 c05 bsd|normalcase fsN fwR c10|b01 c05 bsd|login news c05|tsN normalcase fwR c05|b01 normalcase c05 bsd|content-inner||